Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2023

ELEIÇÕES 2024 - BELO HORIZONTE: Cenário deve ter disputa entre nomes já conhecidos do eleitorado

Foto: Fred Magno / O Tempo

Nesta primeira postagem de meu retorno aos comentários políticos, quero abordar sobre as eleições municipais de 2024 em Belo Horizonte (MG). Cidade na qual nasci e da qual posso falar com propriedade, a capital mineira terá no ano que vem uma disputa entre o desconhecido atual prefeito Fuad Noman (PSD), e alguns prováveis nomes já conhecidos do eleitorado. A saber:


Bruno Engler (PL): Deputado estadual expressão do bolsonarismo, foi o parlamentar mais votado para o legislativo mineiro em 2022, sendo reeleito com 637.412 votos. Apenas em BH, Engler obteve 187.741 votos. Nas eleições municipais de 2020 ele já havia concorrido ao cargo de prefeito, terminando o pleito em segundo lugar, com 123.215 votos (9,95%). Naquele ano, Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito em primeiro turno, com 784.307 votos (63,36%).


Carlos Viana (Podemos): senador e jornalista, deve enfrentar em 2024 sua quarta disputa eleitoral. Em 2004 se candidatou ao cargo de vereador, mas obteve apenas 3.298 votos e acabou derrotado. Depois de dedicar anos de sua vida ao jornalismo, voltou a se candidatar em 2018, sendo eleito para a segunda vaga ao senado. Tentou se aliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se candidatou ao governo de Minas em 2022, mas não teve o empenho do então chefe do executivo e nem o apoio dos eleitores: novamente foi derrotado, amargando a terceira colocação, com apenas 7% dos votos.



Duda Salabert (PDT):
Deputada federal, foi a primeira mulher trans a ser eleita por Minas Gerais para o Congresso Nacional. Obteve 208.332 votos em 2022. Em 2020, quando foi eleita vereadora de BH, alcançou recorde de votos: 37.613. Sua primeira disputa ocorreu em 2018, quando concorreu ao cargo de senadora e de desconhecida do eleitor mineiro, surpreendeu e obteve 351.874 votos, ascendendo à condição de protagonista no cenário político estadual na defesa de pautas como direitos das mulheres, educação e diversidade.



Fuad Noman (PSD): atual prefeito da capital, Fuad era vice de Alexandre Kalil e assumiu o comando da cidade após a renúncia do antecessor em 2022, para concorrer ao governo de Minas. Apesar de nunca ter disputado uma eleição antes, é homem de perfil técnico e já exerceu funções importantes nas esferas federal, estadual e municipal. Participou dos governos do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB), dos ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Antônio Anastasia (PSDB) e do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD).



Gabriel Azevedo: atualmente sem partido, está em seu segundo mandato de vereador. No início do ano foi eleito presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde vem realizando uma gestão pautada por medidas de impacto na vida da população da capital, como a modernização da legislação do transporte coletivo. Foi subsecretário estadual de juventude na gestão do ex-governador Antônio Anastasia (PSDB). É professor, advogado, jornalista e publicitário.



João Leite (PSDB): deputado estadual por sete mandatos, foi também vereador e secretário municipal de esportes em BH, e secretário de estado de desenvolvimento social e esportes na gestão do ex-governador Aécio Neves (PSDB). Concorreu à prefeitura da capital por três vezes: 2000, 2004 e 2016, terminando sempre em segundo lugar. Antes da política, João Leite atuou no futebol. como goleiro. Seus maiores destaques foram pelo Clube Atlético Mineiro, América Mineiro e Seleção Brasileira.


Outros atores

Apesar de não disputarem as eleições de 2024, outros nomes importantes devem ganhar destaque na disputa como padrinhos de seus candidatos. Entre as figuras de expressão que devem atuar na eleição da capital em busca de votos para aliados, estão o atual presidente Lula, o atual vice-presidente Geraldo Alckmin, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira, o deputado estadual Mauro Tramonte, a ex-deputada Áurea Carolina e o atual governador Romeu Zema.

Siga minhas redes sociais para continuar acompanhando em tempo real as notícias sobre política:


     

Nenhum comentário: